Porque leio romances?



No mundo literário a escolha é de variada a diversa. Existem demasiados géneros, uma astronómica quantidade de subgéneros e modalidades. Então, porque é que me vejo sempre a pegar num romance? Principalmente daqueles "água com açúcar"'?


Hobbies (como ler) são e serão sempre uma maneira para eu aliviar a rotina do dia, as ideias da semana e os pensamentos do mês. É, nos passatempos, que procuro uma certa tranquilidade que não me canse e ao mesmo tempo me motive a continuar, que me recarregue as energias e me faça feliz.


E romances são exatamente isso. São o meu porto seguro, a minha fonte infinita de energia. É nas histórias do acaso, quotidiano, onde duas almas se encontram e vivem absolutamente tudo aquilo que querem um com o outro.

Contudo não vejo romances para me apaixonar, para viver secretamente aquilo que quero. Nada disso. Apesar de uma romântica incurável, não tenho desejos de viver este tipo de histórias. Mas existe algo, no infinito brilho dos olhos de um personagem quando encara a pessoa que ama e é recíproco que se torna o meu mundo.

Como diria Albert Camus:

“Pensamentos nunca são honestos. Emoções são"

 

E é isso que encontro neste tipo de histórias, uma verdade falsa ou um falso sentimento (muito Pessoa da minha parte tenho que admitir). Porque não existe nada mais interessante que observar a vida e poder compreendê-la, e como ela se desenrola diante dos nossos olhos.

Além da viver apaixonada pela ideia de “amor”. Eu sinto um leve desejo de poder ser mais como as personagens destes livros. Pessoas de diversos backgrounds, ideais, religiões, famílias, cada uma com a sua história e com os seus problemas, e todas elas libertam-se daquilo que sempre se viram acorrentadas.

No fundo romances são aquilo que quero, não um amor para sempre, mas a habilidade, ou melhor, o poder de escolher o meu futuro. Tomar as rédeas e ser não só dona de mim, como também livre.

 

Querem sentir o mesmo? 


recomendações

                                     
Este livro tem um dos meus tipos favoritos de romance o bom e velho “inimigos-a-amantes”. Um casal que se detesta e é obrigado a passar umas férias de lua-de-mel em conjunto? Sim, por favor. A dupla Christina Lauren criou o par perfeito numa situação perfeita. A personagem principal tem o nível certo de baixa autoestima para nos fazer sentir “em casa”, o charme usual de uma mulher com descendência hispânica e a personalidade que faz qualquer homem se curvar ao meio com medo. Já o nosso protagonista masculino é o tipo certo de homem certo numa situação errada que aconteceu no momento oportuno. Ethan é calmo, relaxado e apenas o suficientemente idiota para apertar os botões certo de Olive.

Apesar de dinâmica ser perfeita e vermos os dois personagens a gradualmente apaixonarem-se. O momento que Olive se liberta das suas próprias algemas, das suas espectativas e daquilo que conhece como verdade, as coisas começam finalmente a acontecer como era suposto acontecerem. O seu salto de coragem e a decisão de tomar as rédeas não só lhe proporciona um romance digno, como ajuda outras personagens da história a merecerem o seu final feliz. 


Se tivesse que recomendar apenas um livro, escolheria este. Ele define completamente tudo aquilo que tentei explicar no post acima. A ideia de nos libertarmos, de nos destruturarmos em busca da nossa própria felicidade. Em busca de companheiro não é só uma critica aos romances modernos, a forma saltamos de barco em barco em busca de algo "perfeito". Para mim vai muito além disso, é uma personagem feminina que não tem medo de explorar-se e de explorar os seus limites depois de passar por algumas má situações. Que não tem medo de encontrar aquilo que procura, mesmo que tenha que fazer umas quantas piruetas e ler uns quantos livros caóticos para encontrar o que pretende e descobrir também o seu valor. 

E não posso falar do personagem masculino, porque existem vários, mas há aquele que queremos, mesmo, mesmo mas mesmooo que seja algo mais no final. E ainda bem, neste livro, querer é poder. 

Quais são os vossos romances favoritos? E que romances me recomendariam?





 

You Might Also Like

0 comments